sábado, 27 de novembro de 2010

Eu Sonhei um Sonho

Era tão bom quando tínhamos sonhos e acreditávamos neles com veemência. Como: "O que vou querer ser quando crescer?!", "Com quantos anos vou me casar?!", "Vou fazer do meu jeito e vai dar certo.". Acho que tentar resgatar isso é louvável, mas tem sempre o outro lado da moeda. No meio de tantos desejos, tem sempre um pesadelo pra nos assustar.


Houve um tempo em que sonhos se realizavam
E que as pessoas encorajavam
Houve um tempo em que o amor era cedo
E a canção era um Credo.
Houve um sonho

Eu sonhei um sonho num tempo perdido
Quando a música ainda era ouvida
Eu sonhei esperança e dignidade
A vida valia ser vivida


Eu sonhei que o amor não acabaria
Quando nossos temores fossem internos
Eu sonhei que Deus poderia perdoar
Que não tinha nada a quem provar

Então eu era jovem e iludido
E sonhos eram visões do meu futuro
Não havia o que se explicar
Tinha apenas meu querer, meu buscar, meu orgulho


Mas a tempestade um dia bate à porta
Levando nossos planos e excitações
Cobrando preços a serem pagos
Transformando sonhos em vergonha


Ela veio até mim se oferecendo
Como um caçador a sua caça
Levou minha juventude e minha fé
E se foi antes da primavera




Ainda assim sonhava com ela vindo até mim
Para vivermos um sonho de uma semana
Mas há sonhos que não podem ser vividos
Nem tempestades podem ser previstas

Eu sonhei um sonho que minha vida seria
Bem diferente desse inferno que estou vivendo
Tão diferente daquilo que imaginei

Agora a vida matou o sonho que sonhei.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

No Topo

Sucesso, reconhecimento, fama, glória. Muitos de nós sonhamos por momentos assim. Mas não se constrói um bom nome da noite para o dia. É preciso trabalhar muito, ainda que haja tropeços e quedas. É preciso superar os obstáculos, ter motivação, perseverar, insistir. A vida é uma sucessão de batalhas.
Emprego, família, amigos. Todos nós temos um status atual. E temos também expectativas com relação ao futuro. No entanto, as reviravoltas do mundo nos surpreendem. Nem sempre da pra se fazer só o que gostamos, mas aquele que gosta do que faz e sente orgulho em fazer melhor vai cada vez mais longe.
Há momentos de calmaria e há momentos agitados, decisivos, em que só a boa intenção não basta. É quando a vida nos cobra arrojo, coragem, criatividade e um inabalável espírito de luta. A verdade é que os problemas e os revezes ocorrem com maior freqüência do que gostaríamos.
Os tempos mudam, surgem novos desafios e novos objetivos. Os guerreiros olham nos olhos do futuro, sem medo e sem arrogância, mas com a confiança de quem está pronto para o combate.
Viver é também estar preparado para as situações difíceis. O modo com que encaramos as dificuldades é que faz a diferença. As vezes nos perguntamos: como enfrentar as mudanças radicais que se apresentam diante de nós? Como atuar num novo cenário onde coisas que fazíamos tão bem precisam ser reaprendidas? Como lutar sem deixar para trás valores fundamentais? E mais: como a medida exata a ser tomada no momento certo?
O incrível é que justamente diante das situações adversas muitos redescobrem o que têm de melhor. A ética, a amizade, a capacidade de criar novas estratégias fundamentadas na experiência. O talento para promover alianças positivas. O espírito de liderança, a consciência da força que reside no verdadeiro trabalho em equipe. Tudo isso aflora quando as circunstâncias exigem. Quando se sabe que existe um motivo maior a ser alcançado.
Claro que não é fácil abandonar hábitos, costumes, adaptar-se a novos meios ou usar recursos aos quais não estávamos familiarizados. Mas todo guerreiro sabe que pessimismo e insegurança nessa hora só atrapalham. Ainda que a ameaça venha de vários lados, com agilidade, força e determinação podemos alcançar o resultado. A combinação de energia e inteligência, assim como o equilíbrio entre a razão e a emoção são fundamentais para o sucesso.
É uma sensação extremamente agradável chegar ao fim de uma etapa com a consciência do dever cumprido. E obter a consagração, o respeito dos colegas, a admiração das pessoas que amamos e ouvir o próprio nome com orgulho. Aquele orgulho de quem viu nos obstáculos a oportunidade de crescer. O orgulho de quem soube enfrentar as turbulências da vida e vencer.
O orgulho de ser um vencedor que não abriu mão dos seus valores fundamentais.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Como Cães e Gatos

Por um tempo tenho notado que as coisas não são como imaginei um dia e que as pessoas não estão dando a mínima para elas mesmas. Todos conseguem enxergar facilmente a felicidade dos outros e a própria tristeza, mas dificilmente conseguem fazer o contrário. Não que seja importante ver tristeza em outras pessoas, mas acima de tudo, observar a alegria em si mesmas. Dificilmente alguém se motiva por algo assim.
Me arrisco a comparar as pessoas com um cachorro e um gato. Animais simples que acredito que podem nos ensinar muito mais do que imaginamos. 
O cachorro costuma ser amigo de tudo e de todos. Quem nunca se parou no meio da rua e começou a brincar com um cachorro desconhecido? Quem nunca chegou em casa no meio da madrugada e o seu companheiro foi aos berros te receber, acordando assim a casa e a vizinhança inteira? Quem já viu esse animal virar-lhe a cara mesmo depois de receber um baita xingo? É o primeiro a dar a vida se caso um ladrão venha adentrar em nossa casa. Muitas vezes acaba sendo o único a morrer. Pois bem, não importa a ocasião, ele sempre estará pronto e motivado pra te receber.
O gato, por outro lado é um animal muito inteligente. Astuto e calmo, é muito mais inteligente que o cachorro, só que é muito egocêntrico. Altamente preguiçoso e manhoso, costuma demorar horas se lambendo e espreguiçando. Não costuma demonstrar alegria com a chegada de uma pessoa da casa. Não chega nem se quer a acordar, caso alguém chegue de madrugada, a não ser que algo o acorde (talvez os latidos do cachorro). 
Então porque não aprendemos um pouco com o melhor amigo do homem? Porque não passamos a utilizar esse tratamento em todos os lugares em que estamos? O cachorro está sempre motivado a te tratar e te receber bem, e assim devemos também estar. Está sempre pronto a defender seu território e seus amigos. Mesmo que preso, tem motivação de sobra para tentar se libertar e alcançar seus objetivos. Não desiste facilmente e mesmo que você o maltrate, ele está sempre pronto para te perdoar. 
Perdão que o mundo está precisando muito. Assim como Deus, o cachorro consegue perdoar 70 vezes 7, como diz a palavra. Se uma mera criatura consegue tal feito, porque agente não pode fazer o mesmo? Porque na maioria das vezes agimos como gatos e preocupamos apenas em nós mesmos. A quanto tempo não compramos uma briga por algo que é correto? 
Independente da situação que nos encontramos, sempre haverá dois caminhos. Na maioria das vezes sabemos o caminho certo, mas não o seguimos. E porque? Porque geralmente é difícil demais. 
Motivação também é isso. É acreditar no que a maioria acha que é loucura. É deixar gatos e corvos de lado e seguir unicamente nosso faro. Não se deixar abater pelas pessoas que insistem em bater na nossa cara. Muitas vezes é oferecer a outra face, mesmo que seja a custa de nosso orgulho.
Vamos tentar melhorar as coisas ruins e, acima de tudo, vamos vangloriar as boas. Parar de enxergar um mundo cheio de defeitos e ameaças. 
Existe um mundo inteiro para nós que está apenas esperando o nosso comando de dizer... SIM.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Visões

Porque tem de ser assim?

Todos dizem que uma das minhas qualidades, e defeitos, é confiar nas pessoas. Mas ultimamente, isso só está me deixando mal. 
Um simples comentário pode fazer uma pessoa feliz, como pode destruir seu dia de uma hora pra outra. Podem falar que sou melancólico, rancoroso ou até mesmo que não sei perder, mas o que vejo é uma falta de respeito tão grande que não cabe em ser humano nenhum. Ou melhor, cabe em um sim. 
Já me libertei de vários sentimentos, mas esse... (ódio) ...insiste em me atormentar. Nunca fui assim e sinceramente tenho vergonha de mim mesmo. Será Deus que tenho que passar realmente por isso?! Dizem que momentos difíceis surgem para aperfeiçoar nossas qualidades, mas não consigo ver perfeição em nada que está acontecendo.
Só quero ser sincero, mesmo que isso custe muito pra mim. Infelizmente acho que o meu querer é apenas meu. Poderia se estender a mais pessoas ao meu redor, mas a loucura parece ser só minha mesmo. 
Dirão: "_ É inútil tentar entender o que se passa na cabeça das pessoas"; "_Cuide de você mesmo e esqueça o que se passa a sua volta"; "_Pare de se preocupar com quem não dá a mínima pra você".
E eu? Bom... continuarei seguindo minha pobre e restrita filosofia. Só estou bem se o mundo a minha volta responder ao mesmo tom. Se o mundo a minha volta for realmente meu mundo. 
Acho que não estaria assim se desde o início soubesse o que fiz para merecer tal situação.
Minha vida? Bom, está seguindo. Alguns pontos estão melhorando, mas essa indignação sempre existirá. Talvez alguém, algum dia, sanará essa dúvida. Mas sinceramente estou perdendo minhas esperanças com quem deveria ser mais que um mero amigo.
Enfim, o andamento da música depende unicamente de quem está regendo a orquestra. Infelizmente, pra mim, a música sempre parece não ter fim. A visão da luz no fim do túnel é tão cinza...

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Os Parelelos

"Já fui mais forte, bem mais forte.
Hoje, só me restou a frieza, a necessidade de alguém,
Em quem posso confiar, abraçar e me divertir.
Hoje só quero ser como fui."



Eu era feliz e não sabia! 

Quem nunca escutou essa frase?! A vida passa,os dias vêem e nunca nos damos conta da verdadeira felicidade. Nos cobrimos de tarefas e stress e esquecemo-nos do mais importante: Viver em paz. 
Acabamos esquecendo certos valores e conceitos. Esses ficam a mercê do mundo. A vida passa ser apenas uma rotina em que nada do que trazemos do berço acaba sendo utilizado para alguma coisa. Somos obrigados a abandonar certos hábitos, amores, crenças e costumes somente para podermos adequar nessa "justa" sociedade. 
Porém sempre tem o outro lado da moeda.
A força está em cada um de nós e sempre se manifesta na hora em que mais precisamos. Não é algo que mensuramos, mas sim algo que sempre poderemos contar. É o certo escrito em linhas tortas. Como é tudo em nossa vida.
Pessoas vêem e vão, hábitos mudam mas nunca podemos nos esquecer quem somos... e de onde viemos. Somos gerados para sermos únicos e não um reflexo da maioria. Adequar-se a certas normas é humano, mas esquecer o verdadeiro ser não dá.
Amores? Ahhh!!! Esses também continuamente vêem e vão, mas sempre podemos contar com certas pessoas. Sempre existirão aqueles que não te deixarão desanimar, serão seus conselheiros e sua atenção. Sempre haverão expectativas, mesmo que  as reviravoltas da vida nos surpreenderem. Sempre seremos grandes perante a Deus e aos que nos cercam, desde que a grandeza não se transforme em orgulho. A grandeza de um homem da-se na relação que ele tem com a simplicidade de viver. Como a uma criança e o mundo ao seu redor.
Enfim, seremos sempre o que somos e nunca o que já fomos um dia. O ontem nunca será como o agora, mas a opção de sermos melhores ou piores é apenas nossa.



"Sempre há tempo para um novo amanhã
De não se importar com a dor
Sempre há tempo para voltar-se a Deus
De recuperar o seu valor.

Sempre há tempo de ter esperança
De desligar-se do noticiário
Sempre há tempo de novas paixões
De escrever um novo diário.


Vamos lá
Me mostre do que é feita
Vamos lá
Não era pra ser assim?
Vamos, vamos lá.."



Solidão - de "..."

A saudade dói e só resta as lembranças
As velhas e boas lembranças.
Lágrimas podem não descer no rosto,
Mas descem no coração.

Já fui feliz e muito feliz.
Podia até não ter um futuro profissional se tivesse ficado lá

Porém, me sentia bem,
Tinha amigos,  meus pais estavam comigo
Tinha o meu cantinho, minha casa
Lugar onde chorava de raiva, de tristeza e de pressão.
Aqui não mudou muito nesse ponto,
Continuo chorando porque a solidão corrói a alma.

O excesso de responsabilidade me deixa estressada,
A auto pressão criada ao longo da minha vida
Põe-me desafios entre o corpo e a mente.

Já fui mais forte, bem mais forte.
Hoje, só me restou a frieza, a necessidade de alguém,
Em quem posso confiar, abraçar e me divertir.
Hoje só quero ser como fui.

Sinto dizer, mas meu mundo está desabando
Parece que estou caminhando para um abismo
E falta pouco, muito pouco para cair.

Cansei.