sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Como Cães e Gatos

Por um tempo tenho notado que as coisas não são como imaginei um dia e que as pessoas não estão dando a mínima para elas mesmas. Todos conseguem enxergar facilmente a felicidade dos outros e a própria tristeza, mas dificilmente conseguem fazer o contrário. Não que seja importante ver tristeza em outras pessoas, mas acima de tudo, observar a alegria em si mesmas. Dificilmente alguém se motiva por algo assim.
Me arrisco a comparar as pessoas com um cachorro e um gato. Animais simples que acredito que podem nos ensinar muito mais do que imaginamos. 
O cachorro costuma ser amigo de tudo e de todos. Quem nunca se parou no meio da rua e começou a brincar com um cachorro desconhecido? Quem nunca chegou em casa no meio da madrugada e o seu companheiro foi aos berros te receber, acordando assim a casa e a vizinhança inteira? Quem já viu esse animal virar-lhe a cara mesmo depois de receber um baita xingo? É o primeiro a dar a vida se caso um ladrão venha adentrar em nossa casa. Muitas vezes acaba sendo o único a morrer. Pois bem, não importa a ocasião, ele sempre estará pronto e motivado pra te receber.
O gato, por outro lado é um animal muito inteligente. Astuto e calmo, é muito mais inteligente que o cachorro, só que é muito egocêntrico. Altamente preguiçoso e manhoso, costuma demorar horas se lambendo e espreguiçando. Não costuma demonstrar alegria com a chegada de uma pessoa da casa. Não chega nem se quer a acordar, caso alguém chegue de madrugada, a não ser que algo o acorde (talvez os latidos do cachorro). 
Então porque não aprendemos um pouco com o melhor amigo do homem? Porque não passamos a utilizar esse tratamento em todos os lugares em que estamos? O cachorro está sempre motivado a te tratar e te receber bem, e assim devemos também estar. Está sempre pronto a defender seu território e seus amigos. Mesmo que preso, tem motivação de sobra para tentar se libertar e alcançar seus objetivos. Não desiste facilmente e mesmo que você o maltrate, ele está sempre pronto para te perdoar. 
Perdão que o mundo está precisando muito. Assim como Deus, o cachorro consegue perdoar 70 vezes 7, como diz a palavra. Se uma mera criatura consegue tal feito, porque agente não pode fazer o mesmo? Porque na maioria das vezes agimos como gatos e preocupamos apenas em nós mesmos. A quanto tempo não compramos uma briga por algo que é correto? 
Independente da situação que nos encontramos, sempre haverá dois caminhos. Na maioria das vezes sabemos o caminho certo, mas não o seguimos. E porque? Porque geralmente é difícil demais. 
Motivação também é isso. É acreditar no que a maioria acha que é loucura. É deixar gatos e corvos de lado e seguir unicamente nosso faro. Não se deixar abater pelas pessoas que insistem em bater na nossa cara. Muitas vezes é oferecer a outra face, mesmo que seja a custa de nosso orgulho.
Vamos tentar melhorar as coisas ruins e, acima de tudo, vamos vangloriar as boas. Parar de enxergar um mundo cheio de defeitos e ameaças. 
Existe um mundo inteiro para nós que está apenas esperando o nosso comando de dizer... SIM.